Os sanduíches e seus vários recheios são uma parte elementar de todas as gastronomias do mundo. Como cada culinária é muito diferente da outra, os ingredientes mudam em cada país, ganham forma juntos e se tornam clássicos amados pelos residentes de cada nação e por quem vai conhecê-las.
Confira uma seleção incrível de sanduíches famosos de vários países do mundo e conheça um pouco mais sobre eles:

sanduiches mais famosos do mundo
Confira os sanduíches mais famosos em vários lugares do mundo!

Bauru (Brasil)
O bauru é conhecido em todo país e pode ser encontrado em qualquer lanchonete. Foi inventado por Casimiro Pinto Neto, que nasceu em Bauru, cidade que dá nome ao sanduíche. Foi servido pela primeira vez em 1930 no Largo do Paiçandu, em São Paulo, e logo conquistou os corações dos paulistanos. Seus ingredientes, tradicionalmente, são pão francês, rosbife, tomate, picles e queijo, mas existem hoje várias versões diferentes do sanduíche e igualmente deliciosas!

Croque Madame (França)
O queridinho dos franceses está presente nos cardápios de todos os bistrôs, tendo até restaurantes especializados só para ele na capital francesa. Sendo a versão ?feminina? do croque monsieur ? a versão simples, sem ovo ? o sanduíche é feito com pão de forma, mostarda dijon, presunto, queijo gruyère, molho bechamel e ovo frito, servido em cima do pão. Uma delícia!

Falafel (Oriente Médio)
O tradicional bolinho de grão-de-bico, que se popularizou no Brasil nos últimos anos, é muito consumido em todo Oriente Médio. Sua versão em sanduíche é feita com o famoso pão pita, mais conhecido como pão árabe, acompanhado de saladas de folhas verdes com cebola e tomate, molhos apimentados à base de tahine e também com pastas como hommus, babaganoush, coalhada seca e outras. Qualquer receita de falafel é uma opção maravilhosa pra quem é vegetariano ou vegano!

Cemita (México)
Originário do distrito de Puebla, o cemita é muito consumido pelos mexicanos e leva esse nome em homenagem ao pão usado ? que é uma espécie de brioche. Seu recheio, tradicionalmente, é feito com abacate, carne bovina frita, cebola, tomate, queijo, ervas e folhas verdes, molho de tomate e pimentão. Como tudo no México, é usualmente acompanhado de molhos apimentados e bem temperados.

Caprese (Itália)
A salada caprese é um clássico da culinária italiana e, com pão, vira o sanduíche mais querido da Itália. Simples, prático e muito saboroso, consiste em pão ? tradicionalmente se usa a baguete ? com folhas frescas de manjericão, tomate, mussarela de búfala, azeite e pimenta-do-reino. Refrescante e maravilhoso!

Choripán (Argentina)
Servido dentro de uma baguete, o choripán é feito com linguiça e molho chimichurri ou criolla (molho típico argentino com diversas variações, mas que consiste em cebola, limão, pimenta e coentro). É muito apimentado e pode ser servido com um ovo frito em cima, como no croque madame. É uma delícia da culinária argentina e muito consumido no país!

Katu-sando (Japão)
Inventado em 1899 no restaurante Rengatei, em Tóquio, é um sanduíche muito popular entre os japoneses que é feito com carne de porco à milanesa, repolho, maionese e cebola, servidos dentro de pão-de-forma, como sanduíches quadradinhos. Também é acompanhado por molhos variados, em especial o agridoce e a mostarda japonesa, a karashi.

BLT (Estados Unidos)
Batizado com o nome de seus ingredientes principais (bacon, lettuce (que significa alface) e tomate), o BLT é um sanduíche estadunidense que foi servido pela primeira vez em 1950. Muito popular em lanchonetes ? os famosos diners ? ele é feito com pão de forma tostado, bacon, alface, tomate e maionese, além de ser acompanhado com fritas e molhos como ketchup e mostarda.

Medianoche (Cuba)
Esse sanduíche tem esse nome curioso por ser muito consumido em lanchonetes e bares de Havana depois de uma noite de bebedeira, depois da meia-noite. Consiste em carne de porco tostada, presunto, queijo suíço, picles, alface e mostarda.

Chacarero (Chile)
Rico em sabores como a gastronomia chilena em si, o chacarero é um sanduíche feito com churrasco cortado em fatias finas, tomate, bastante pimentão, feijão verde e pimenta. É muito servido em restaurantes, lanchonetes e em redes de fast-food, podendo ser acompanhado com molhos e fritas. Uma delícia! E aí, qual o seu sanduíche preferido pelo mundo?