Tá difícil vender e levantar o valor do tíquete médio de sua padaria em tempos de COVID-19, não é, mesmo? A crise pegou todo mundo de jeito, e todos os cuidados parecem ser poucos para preservar os nossos negócios. E a pergunta que não quer calar é: “Como aumentar as vendas da sua loja?”

A resposta para ela é simples: gestão. Pois é, mas a gente sabe que, às vezes, fazer o “simples” pode ser complicado. Mas a boa notícia é que dá, sim, para fazer. Confira algumas dicas de estratégia para padarias do SEBRAE-SP – algumas até bem conhecidas, mas nem sempre colocadas em prática –para virar sua própria mesa, e bons negócios!

Inove na oferta de produtos – Pesquisas mostram que a grande maioria dos paulistanos prioriza a alimentação saudável em sua dieta semanal. Nessa onda entram os pães com alto teor de fibras, com grãos e oleaginosas de alto valor nutricional. Que tal democratizar mais seu mix de produtos, permitindo que seus salgados e doces tradicionais dividam espaço em sua cesta com pães com fermentação natural e itens requintados – mas igualmente saudáveis – da confeitaria fina, como pudim de chia com manga, parfait de iogurte e naked cakes low carb, por exemplo?

Trabalhe com experimentação – Aja com generosidade com seus clientes, permitindo que eles experimentem algumas das delícias de sua padaria em cortesia. Pesquisas não faltam mostrando que os consumidores fazem ao menos uma compra por impulso depois de uma experiência degustativa. Então, não despreze essa estratégia de encantamento para aumentar sua as vendas.

Ofereça produtos para eventos – Claro, com as restrições sanitárias impostas pela pandemia é impossível as pessoas realizarem grandes eventos agora. Mas isso de maneira nenhuma impede que você se prepare para eles quando ela for embora. A demanda reprimida deverá proporcionar um boom nas festas de aniversário e nos coquetéis nas empresas, por exemplo, no Novo Normal. Então, divulgue os serviços de suporte a eventos da sua padaria nas redes sociais e na sua região, destacando descontos crescentes de acordo com o volume de pedidos. Esses detalhes, com certeza, farão toda a diferença para aumentar seu faturamento mensal.

Peça ajuda aos clientes – Ainda falando em redes sociais, quando a empresa abre espaço para que o cliente participe do negócio, as chances de fidelizá-lo aumentam exponencialmente. Se você ainda não tem, que tal, então, abrir um canal no Facebook, Instagram, Tweeter, YouTube ou mesmo no WhatsApp para que seus consumidores deem sugestões de novos salgados e doces? Esse nível de personalização ajuda a alavancar suas vendas da padaria e ainda cria um diferencial entre seu estabelecimento e os demais da região. E que tal, também, criar promoções especiais, que estimulem a participação ativa em suas redes? com isso, você dá “rosto” a cada cliente, abrindo espaço para conhecê-lo melhor e, quem sabe, desenvolver ações exclusivas.

Impulsione o grab-and-go – Além do delivery, que foi uma das tábuas de salvação das padarias nos momentos mais agudos da pandemia, o conceito do grab-and-go – aquela prática de os clientes entrarem na loja, pegarem os produtos, pagarem e irem embora –, mais do que uma tendência, já virou hábito entre eles. Agora, a grande sacada é apostar no refinamento desses itens, e oferecer opções mais saudáveis. Assim, capriche na oferta de produtos prontos em porções menores, já acondicionados em embalagens descartáveis (lembre-se que os plásticos estão proibidos), com preços acessíveis, expostos em prateleiras para quem precisa fazer uma refeição rápida evitando filas.

Comodidade gera lucratividade – Sabe aquele projeto de ter um estacionamento maior em sua padaria? Desengavete-o! Se não houver a comodidade para estacionar, muito cliente passa reto por ela e vai embora. E por uma razão simples: ninguém compra o que não consegue levar. E aí, é claro, seu tíquete médio despenca. Se você não tiver a sorte de ter um terreno ocioso vizinho ao seu estabelecimento, busque um terreno próximo, ou então conveniar-se a algum estacionamento vizinho. Mas antes, consulte as legislações vigentes para evitar transtornos futuros.

Mime o seu cliente – Estimule as compras rotineiras de quem entra em sua padaria por meio da oferta de brindes e de promoções simples, do tipo “A cada R$ 30,00 em compras, você ganha um carimbo – Ao completar dez carimbos, ganhe um café da manhã completo grátis!”. Você pode também emitir um cartão de verdade, com acúmulo de pontos que podem ser trocados por produtos na sua panificadora.