Desde que foi lançada, em março do ano passado, a campanha do SAMPAPÃO “Na padaria tem desconto todo dia” tem sido o maior sucesso. E isso não só em termos de adesão de novas panificadoras à iniciativa, como também de lucratividade que ela vem trazendo para todos que participam dela. E, em tempos de COVID-19, ela ganhou ainda mais destaque com estratégia de respiro para essas casas.

“É claro que quando idealizamos a campanha, tínhamos boas expectativas em relação aos resultados. Porém, estes foram amplamente superados já nos seus primeiros meses de funcionamento. Quem aderiu, está muito satisfeito. E quem ainda não o fez, está perdendo uma oportunidade de ouro de ganhar dinheiro”, comemora Antero José Pereira, presidente do SAMPAPÃO.

GANHOS EXPONENCIAIS

Criada para entregar vantagens tanto para os panificadores quanto para os clientes, a mecânica da ação é bem simples: a cada dia útil da semana, um produto tradicional da padaria entra em promoção, vendido com 50% de desconto. Assim, a segunda-feira é o dia do bolo ser vendido pela metade do preço; na terça, é a vez do pão de queijo; na quarta, do pão francês; na quinta, do croissant; e na sexta, do sonho.

A venda do produto “do dia” cresce absurdamente quando ele entra na promoção. Para se ter uma ideia do que isso representa, de acordo com Fábio de Oliveira Moreira, sócio-proprietário da padaria Big Pão Express e da recém-inaugurada Mirante do Savoy – ambas na Zona Leste da capital, e duas das casas pioneiras a aderirem à campanha –, em uma sexta-feira normal, cada uma delas vende uma média de 20 a 25 sonhos. Mas, na sexta da promoção, esse número, em cada uma, sobe fácil para 400 unidades.

“A grande sacada é que o ganho está na escala. E como a gente faz a promoção de cada produto apenas quatro vezes por mês, uma vez em de cada dia semana, nunca temos prejuízo. E uma das coisas mais legais que a gente observa é que o cliente muitas vezes entra na padaria até sem saber da promoção. Só que aí ele vê os cartazes de divulgação dos descontos, se sente estimulado a comprar o produto, leva para casa, conhece a qualidade dele, e vira fã da padaria, porque isso, lógico, também vai se refletir na fidelização do freguês e nas compras que ele vai fazer nos outros dias”, explica Fábio.

ELASTICIDADE E CARREGAMENTO

Outra panificadora na qual a campanha “Na padaria tem desconto todo dia” tem obtido excelente retorno é a Vila Carmela de Guarulhos, na Grande São Paulo. E uma das razões disso é a assertividade da ação, que segundo as palavras de Hermínio Alonso Bernardo, proprietário da casa e também diretor do SAMPAPÃO, foi arquitetada com muito critério pelas entidades, levando em conta a escolha de produtos que conseguem equacionar de forma muito eficiente o binômio de elasticidade e carregamento de cada um deles, levando em consideração fatores análise de custos, de precificação e, ainda, a possibilidade de se gerar novas oportunidades de vendas desses itens – e do mix da padaria – mesmo nos dias normais, em que eles não estão em promoção.

“Em outras palavras, cada detalhe dessa campanha foi minuciosamente estudado com o objetivo de gerar resultados práticos em termos de lucratividade para o panificador. E, dependendo dessas análises, nada impede que um dono de padaria substitua um dos itens sugeridos por outro, mais adequado à realidade específica de consumo de sua clientela. A manutenção desse grau de flexibilidade e de liberdade, aliás”, é um dos motivos pelos quais a campanha tem obtido tanto sucesso”, detalha o panificador.

MAIS CLIENTES NA LOJA

Sorrindo de orelha a orelha com os resultados da iniciativa também está Paulo César Otero Ramos, proprietário da Padaria Village Green, de Cotia. “Tenho orgulho de dizer que fomos um dos primeiros a aderir a ela, em função da confiança que o trabalho dedicado do SAMPAPÃO transmite a seus associados. E claro, também muito feliz com a recepção dos clientes”, enfatiza.

Paulo afirma, que, em média, os ganhos na comercialização dos itens diariamente alternados e incluídos na promoção– como é o caso dos bolos e dos sonhos, seus dois campeões de venda – superam a marca dos 60%. “Além disso, a campanha tem atraído um número cada vez maior de clientes à loja, não só para aproveitar os descontos, como também ávidos para conhecer a qualidade de nossos outros produtos, o que, sem dúvida, vem se traduzido em expressivos ganhos de rentabilidade.