A comercialização de balanças falsificadas tomou grandes proporções no país nos últimos anos. Vendidas por ambulantes, no mercado informal e, principalmente, no comércio eletrônico, elas têm conquistado os comerciantes especialmente pelos preços, bem abaixo da média do mercado. Essas balanças, no entanto, não passaram por nenhum controle do Inmetro e podem apresentar erros de pesagem, para mais ou para menos, impedindo que se tenha relações comerciais justas. Além disso, o estabelecimento que utiliza balanças falsificadas fica sujeito a multa e apreensão.

Para minimizar o problema, o Inmetro vem tomando um conjunto de medidas, como o lançamento de uma campanha educativa voltada a comerciantes e consumidores, em parceria com o Comitê Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) do Ministério da Justiça, e com entidades privadas para ajudar na disseminação de informações contra essa prática, que não só gera danos para a sociedade, como também ajuda a identificar indícios de irregularidades e a denunciar produtos ilegais. A ação do Inmetro, aliás, reforça a iniciativa da campanha “Balança pirata é crime!”, lançada em 2018 pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado (IPEM-SP), com a adesão maciça dos fabricantes legais do equipamento.

Assim, as principais dicas e orientações aos panificadores, são:

• Desconfie de preços muito baixos, principalmente de ofertas provenientes do e-commerce.

• Verifique se a placa de identificação na lateral da balança possui: marca, modelo, ano de fabricação, carga máxima, carga mínima, valor de divisão, classe de exatidão, número da Portaria do Inmetro.

• Exija nota fiscal de compra, certificado de garantia e o lacre e o selo de verificação do instrumento.

E lembre-se: vender e comprar balança pirata é crime! Toda a sociedade perde com essa prática, que é punível com multas e pesadas sanções também ao panificador.

ASSOCIADO DO SAMPAPÃO: FIQUE ESPERTO E PARTICIPE DA CAMPANHA!
Caso desconfie de fraude, encaminhe sua denúncia para Ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800 285 1818 (de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00), ou pelo formulário que você encontra no endereço http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria.


BALANÇA PIRATA É CRIME!
Toda a sociedade perde com essa prática: não a fomente.

Crédito da Foto: IPEM-SP